BEBIDAS

Dicas de harmonização de chocolate e vinho

Degustar um chocolate pode ser ainda mais prazeroso quando harmonizado com o vinho certo. Detentora de um vasto repertório de rótulos, a Cooperativa Vinícola Garibaldi compartilha quatro harmonizações para experimentar novas possibilidades de curtir um dos doces preferidos  dos brasileiros.

“É como se fosse uma sinfonia de sabores: as características de um ressaltam o paladar do outro, e vice-versa. Basta descobrir o equilíbrio, seja pelo contraste dos sabores ou por sua complementação”, explica o enólogo Ricardo Morari.

Para quem prefere os chocolates brancos, marcados pela predominância da manteiga de cacau e pela untuosidade, a dica são os premiados Moscatel e Moscatel Rosé. Já os adeptos do chocolate ao leite farão uma ótima harmonização caso optarem por misturar a iguaria ao sabor mais adocicado do espumante Demi-Sec ou até mesmo a sutileza de um Prosecco.

Aos defensores do chocolate meio amargo, que concentra mais porcentagem de cacau em seu preparo, a dica é combiná-lo com a textura aveludada do Chardonnay. E se você preferir os amargos, não erre: os espumantes Brut e Extra-Brut darão o equilíbrio que o chocolate pede. Aqui, fica uma dica interessante e ousada para o chocolate amargo, tente o contraste com o espumante Garibaldi Moscatel.

Para entender a harmonização de chocolate e vinho:

Chocolates brancos: Espumantes moscatel ou moscatel rosé

Chocolate ao leite: Espumantes demi-sec ou Prosecco

Chocolate meio amargo: Vinho Branco chardonnay

Chocolate amargo: Espumantes brut ou extra-brut

 

Para um almoço de Páscoa mais completo, a World Wine separou alguns rótulos para harmonizar com os principais pratos da época.

LEIA TAMBÉM

Vinícola Garibaldi indica cinco rótulos para ter na adega

Vinícola Guaspari realiza harmonização de chocolate e vinho em sua sede