Paulistânia Trem das Onze
BEBER

Paulistânia lança cerveja Trem das Onze

A família Paulistânia ganhou mais um membro: a Paulistânia Trem das Onze. Mantendo a tradição de homenagear fatos históricos da capital paulista em seus rótulos, a nova cerveja faz uma alusão à ferrovia que ligava Jundiaí até Santos, para escoar a produção de café, a The São Paulo Railway.

Para marcar o lançamento, a cervejaria artesanal de São Paulo reuniu imprensa e convidados para uma imersão no tema: um passeio de trem. O evento aconteceu dentro de uma maria-fumaça, datada de 1922, na mesma estação por onde milhares de imigrantes desembarcaram em São Paulo, no bairro da Mooca.

A Paulistânia Trem das Onze é uma American Pale Ale (APA) com adição de 11 lúpulos, essa diversidade cria aromas cítricos e florais. Apresenta 43 IBUs (escala de amargor a cerveja, que pode variar de 8 a 120), amargor marcante das cervejas desse estilo, e teor alcoólico de 4,7% ABV. A novidade harmoniza com pratos condimentados, apimentados, carnes vermelhas e hambúrgueres.

A partir desta segunda-feira, 12 de novembro, a Trem das Onze estará à venda em franquias da cervejaria e pontos de venda parceiros. O rótulo terá distribuição nacional e será comercializado em garrafa de 500 ml e barril.

O portfólio da Paulistânia conta com outros seis rótulos que também homenageiam a cidade e sua história: a Larger Marco Zero, em referência ao monumento localizado na Praça da Sé; a Session IPA Caminhos das índias, homenagem à expedição de Pedro Álvares Cabral ao Brasil; a American Hop Lager Viaduto do Chá (com erva mate), sobre o primeiro viaduto da cidade; Strong Wood Red Lager Ipiranga, tributo à Independência do Brasil; Belgian Tripel Pátio do Colégio, ao local de nascimento da cidade; e a Stout Largo do Café, um local histórico onde ficava a Bolsa de Valores para compra e venda de grãos, produzida com aveia e café comprado no próprio Largo do Café.