DICAS DE CULINÁRIA

Como temperar a carne para o churrasco

Além da escolha do tipo da carne e acertar o tempo de grelha, temperar a carne faz toda a diferença na qualidade e sabor do prato. Esse também um ponto que causa dúvida em quem se aventura na frente de uma churrasqueira.  Segundo o mestre churrasqueiro Gerson Almeida, do açougue gourmet Clube da Carne, você deve se atentar às fibras da carne na hora de temperá-la. Quanto mais aberta e com mais gorduras entre elas, maior o grão do sal, assim evita-se que a carne não fique muito salgada.

Se você optar por usar sal fino, tenha cuidado na utilização. Os grãos menores derretem mais fácil e com isso salgam mais a carne. Já o sal grosso deve ser colocado instantes antes de levar a carne ao fogo, caso contrário, irá desidratar o corte e deixá-lo muito salgado. Uma dica é optar pelo sal parrilla (entrefino), um meio termo entre o grosso e o fino, muito utilizado na Argentina e Uruguai, e em cortes como o bife de chorizo.

Os temperos também ajudam para o churrasco perfeito. O limão, por exemplo, dá um sabor especial às carnes suínas e aves e as ervas frescas são boas para realçar o sabor das carnes bovinas. Outra opção é apostar nos sais temperados prontos para uso. A Smart Temperos, por exemplo, tem uma linha especial de sais para churrasco em oito sabores, entre eles chilli, Chimichurri e ervas, além de fumaça líquida e sais entrefinos. No no Shoptime, a embalagem com 57 gramas parte de R$ 17,70.

Como temperar um bife

Se ao invés de ir para a churrasqueira a carne for para a frigideira, as “regras” de tempero seguem a mesma. A diferença é que você pode criar molhos leves para regar o corte.

Um molho bastante usado na culinária clássica é o Demi-glace, um caldo de carne reduzido. O molho dá um pouco de trabalho, por isso existe uma releitura bem mais simples: na frigideira que você usou para fritar o bife derreta manteiga e junte farinha de trigo ou amido de milho. Você pode também colocar um pouco de vinho. Misture até atingir uma consistência firme e sirva por cima da carne.

Para cortes mais nobres o sal e a pimenta do reino são suficientes. Você também pode optar pelos temperos prontos para dar um sabor diferente. Tempere só na hora de fritar. Evite usar limão ou vinagre, pois são ingredientes que endurecem a carne.

Agora que você já aprendeu a temperar carne. Que tal aprender a temperar peixe? Clique aqui e confira dicas para acertar na recita.