BEBIDAS

Harmonização de vinhos para a Ceia de Natal

Para quem não tem muito conhecimento sobre vinhos, pode ter certa dificuldade na hora de escolher as bebidas que serão servidas em um jantar. No Natal, por exemplo, essa tarefa pode ficar ainda mais complexas, por conta da variedade de pratos. O Especialista em Vinhos Deco Róssi separou algumas dicas de harmonização de vinhos para a Ceia de Natal, para ajudar na decisão de compra.

Peru: Carne branca, leve e suculenta, quando bem feita. Os molhos podem ir dos doces aos mais cítricos, como, por exemplo, um à base de limao e shoyo. Nesse caso, a sugestão é um vinho branco, que costuma ter boa acides, com mais corpo para não ser encoberto pelo frango. Um bom Riesling ou Chardonnay vão bem.

Chester: Parte nobre e mais seca do frango e por ser uma carne mais leve, vinhos muito encorpados podem atrapalhar. O Pinot Noir, uva tinta leve, mas com muita personalidade, é uma boa opção. Os chilenos, neozelandeses, argentinos e americanos tem mais caráter de fruta vermelha madura, enquanto os franceses e outros do velho continente apresentam aromas/sabores mais terrosos, que pode ir bem com molhos à base de ervas ou especiarias.

Tender: Geralmente é bem suculento e seu preparo leva elementos doces, como frutas frescas ou secas ou molhos adocicados, por exemplo à base de laranja. Por ser um prato mais estruturado, ele demanda um vinho de corpo mais firme. Deve-se prestar atenção ao molho que, por ser agridoce, vai exigir uma bebida com bons traços de fruta madura para harmonizar. Os Cabernet Francs Argentinos ou Chilenos ou Syrahs Australianos podem fazer um belo dueto com o Tender.

Panetone: uma boa escolha são os brancos de sobremesa, onde os “late harvest” são os mais conhecidos. O açúcar que vem da colheita tardia da uva vai combinar bem com as frutas cristalizadas.

Nozes e Frutas Secas: Os melhores vinhos para acompanhar as nozes e frutas secas são os Vinhos do Porto. Esses vinhos fortificados têm como um dos aromas principais exatamente as frutas secas, amêndoas e nozes.  Os Portos Tawnys têm essa característica mais acentuada que os Rubys. Agora, se isolarmos as frutas secas e optarmos somente pelos “nuts” (castanhas, amêndoas, nozes), a sugestão é um espumante, em especial os feitos através do método tradicional, como champanhes, cavas, cremánts, franciacortas ou alguns de nossos excelentes espumantes nacionais.

 

LEITA TAMBÉM:

Descubra como fazer a harmonização de cerveja para a Ceia de Natal e Ano Novo