DICAS DE CULINÁRIA

Vinho Madeira – uma bebida centenária

Degustar uma boa taça de vinho Madeira pode ser uma experiência inesquecível. Com longevidade incomparável (algumas amostras chegam aos três séculos), o líquido ganha sabor ainda mais marcante com o passar dos anos. Essa bebida secular é produzia na Ilha da Madeira, em Portugal, na Região Demarcada da Madeira com Denominação de Origem Madeira.

Sua localização privilegiada, solo vulcânico e método de preparo especial dão origem a uma bebida de características singulares e que desafia a lógica da enologia. Seu processo de produção foi conhecido por acaso e utiliza dois métodos distintos:  maturação com calor, em que o vinho é armazenado em tonéis de inox sob temperaturas entre 45 e 50oC por, no mínimo, três meses; e depois segue para o Canteiro, processo de armazenado em barris de madeira por, no mínimo, dois anos, nos pisos superiores das adegas, onde a temperatura é mais elevada.

O mosto recebe álcool vínico para barrar a fermentação, o que faz com que também tenha um alto teor alcoólico alto, podendo ultrapassar os 19%. Todos esses processos resultam em uma bebida complexa, de aromas ricos e intensos, reconhecida por sua energia e frescor, graças a uma acidez surpreendente e paladar inigualável.

A bebida pode ter vários graus de doçura, desde de meio seco até doce, cada um associado a um tipo de casta. Nos secos destaca-se a Sercial, que resulta em um vinho ideal para aperitivo, leve, muito perfumado e de cor clara. Nos meio secos a Verdelho é utilizada, uma uva bastante perfumada e que resulta em uma bebida de cor dourada indicado para acompanhar refeições.

Meio-doce, suave, nobre, aveludado e de cor dourada escura, a Boal é a mais recomendada entre o assado e a sobremesa. Entre refeições ou para acompanhar a sobremesa, o doce da Malvasia combina muito bem. Já a Tinta Negra é base da maior parte da produção, dada a sua versatilidade para produzir os quatros graus de doçura. 

A produção do vinho Madeira se tornou uma das principais fontes da economia da ilha e, atualmente, conta com mais de 500 hectares de vinhas. Inclusive, um dos maiores eventos da região é promovido para celebrar a bebida. A Festa do Vinho é realizada entre setembro e outubro, período que coincide com as vindimas. No site de promoção turística da Ilha da Madeira é possível conhecer detalhes da festa e também de outras atividades, relacionadas ao não ao vinho, que acontecem na região.