festival do espumante
BEBIDAS

Festival tem champagne da Rainha da Inglaterra e Monalisa

Mais de 100 rótulos nacionais e importados, de 22 vinícolas e importadoras, estiveram presentes no 1º Festival do Espumante, que aconteceu em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca, no último dia 25 de novembro. Cerca de 550 convidados puderam degustar -e levar para casa- alguns dos melhores e mais icônicos espumantes do mundo. A convite da organização do evento, a equipe do Cozinhar, Comer e Beber participou do festival.

Entre os destaques a vinícola italiana Tenute Guicciardini Strozzi, pertencente às irmãs Irina e Natalia Strozzi Guicciardini, princesas descendentes da 15ª geração da Monalisa (Gioconda, retrada por Leonardo Da Vinci). O Cusona Brut é um dos clássicos, produzido desde 934 – o primeiro na região da Toscana, em Siena.

Outro que dividiu a atenção dos convidados foi o Casa Perini Moscatel, eleito o quinto melhor espumante do mundo pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ). O vinho é produzido em Farroupilha, única região com identificação geográfica típica fora da Itália. De acordo com os expositores, a premiação impulsionou as vendas e está ajudando o espumante brasileiro a ganhar espaço no mercado.

Patrocinadora do evento, a Maison Lanson, uma das mais antigas e prestigiadas casas de Champagne da França, levou para o público a Lanson Black Label Brut, a champagne da Rainha da Inglaterra. O que a diferencia de outras champanhes é a ausência de fermentação malolática, utilizada maior parte da indústria. Representada no Brasil pela Importadora Cantu, a vinícola presenteou os convidados taças exclusivas de semi-cristal, trazidas da França.

O 1º Festival do Espumante foi uma realização do Empório Frei Caneca. “Nossa ideia foi oferecer ao público do Shopping Frei Caneca e aos clientes do Empório Frei Caneca uma experiência única, onde puderam provar cada um dos excelentes rótulos e comprar, na mesma hora, com preços especiais. O espumante tem a preferência unânime do consumidor, principalmente nesta época, tanto pelas festas de final de ano, como nas celebrações e confraternizações”, explica Francisco Separovic, organizador do evento.