LANCHES, TORTAS E PIZZAS RECEITAS

Dicas e receita para incluir a pizza na dieta

A nutricionista coordenadora do programa Bio Nutri da academia Bio Ritmo, Fúlvia Gomes Hazarabedian, sugere uma receita de pizza light, integral e super nutritiva para você fazer com sua família e amigos e aproveitar sem culpa.

Receita de Pizza Fit

Ingredientes para a massa:
• 2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo
• 1/2 xícara de farinha de trigo integral
• 1/2 xícara de germen de trigo ou de linhaça dourada moída
• 2 colheres de gergelim
• 2 colheres de fermento em pó
• 1/2 colher de sobremesa de sal
• 2 colheres de sobremesa de açúcar
• 4 colheres de óleo de coco
• 1/2 xícara de água morna

Modo de preparo:
Em um recipiente colocar a água morna, sal, açúcar e o óleo. Depois, adicione as duas farinhas de trigo, o germen de trigo ou linhaça, o gergelim e acrescente o fermento. Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea.
Faça uma bola e deixe crescer por uns 40 minutos, em lugar onde faça calor, para que a massa cresça mais rápido. Depois que a massa dobrou de tamanho, estire-a sobre um molde para pizza e deixe novamente crescer por uns 30 minutos. Depois leve ao forno.
Acrescente na massa já pronta os recheios sugeridos abaixo, preparados separadamente, que podem ou não serem brevemente finalizados no forno, já sobre a massa da pizza.
Opções de recheios:
– Atum, tomate e orégano.
– Cottage, tomate e manjericão.
– Frango desfiado com milho e creme de ricota.

Pode comer pizza estando de regime?

Sim. Você pode comer pizza mesmo estando de regime. De acordo com Gabriella Fernandes Gachet, do Vigilantes do Peso, “é possível, sim, comer uma boa pizza sem peso na consciência. Basta fazer as escolhas mais saudáveis”.

O principal a se observar na hora de escolher a melhor pizza é evitar as coberturas muito gordurosas como quatro queijos, calabresa, peperoni, bacon. Corte do cardápio bordas recheadas, você estará comendo mais massa do que o necessário, e evite rodizios, pois a tendência é que você acabe comendo mais do que o necessário

Opte por recheios com proteínas magras como atum, frango e peito de peru. Dê preferência ao queijo-minas, à ricota e ao cottage. Experimente as vegetarianas, com abobrinha, berinjela, rúcula, brócolis, alho-poró, palmito, cogumelos e outros vegetais, pois as fibras vão te dar mais saciedade. “Prefira sempre as mais simples, como muçarela, peito de peru, vegetariana etc. Isso também se aplica às pizzas doces, escolher a de banana com canela é sempre melhor do que a Romeu e Julieta ou a de chocolate”, conclui.

Hoje já encontramos no mercado pizzas de frigideira, até mesmo em versão light ou integral. É uma boa opção para uma pizza rápida e saudável. Experimente fazer mini pizzas utilizando no lugar da massa rodelas de berinjela ou abobrinha, também fica uma delícia.

LEIA TAMBÉM:

Troque o branco por outro tipo de arroz mais saudável

Receita de bolo de fubá sem lactose