DICAS DE CULINÁRIA

Confira dicas de como temperar peixe

Temperar peixe não tem segredo. Limão, sal e pimenta do reino é uma combinação que serve para todo o tipo de preparo. Mas você pode (e deve) apostar em ervas e especiarias para deixar a carne mais saborosa.

O Tomilho é uma erva coringa e vai bem com qualquer tipo de preparo. O endro (ou dill) é indicado para assados; a manjerona para grelhados e o alecrim e cebolinha são ideais para receitas com molhos à base de creme de leite. No preparo de molhos ou caldos, você pode substituir a cebola por alho-poró, que confere um sabor diferenciado.

O coentro é uma das ervas mais marcantes, então utilize apenas quando você quiser que a receita tenha o gosto da erva, como moquecas e caldeiradas, por exemplo.

Confira a baixo como temperar cada tipo de peixe:

Como temperar filé de peixe

Antes de começar a preparar o filé de peixe, deixe-o marinando em suco de limão por uns 10 minutos. Depois desse tempo, junte sal, pimenta do reino e, caso seja de seu agrado, ervas e deixe por mais uns 10 minutos. Para um sabor menos ácido, você pode trocar o limão por vinho branco ou saquê. Se você for grelhar a carne, uma boa opção é misturar manjerona com manteiga derretida e lambuzar os filés antes de colocar na grelha.

Como temperar postas de peixe

Se a forma de preparo for grelhada, assada ou cozida, deixe as postas marinando em um caldo de sua preferência – que pode ser azeite, salsinha, tomilho fresco, alho bem triturado, sal, pimenta do e suco de limão siciliano, por exemplo – por cerca de 40 minutos. Se você for preparar um ensopado, a melhor opção é temperar as postas direto na panela junto com o caldo.

Como temperar peixe inteiro

O tempero dever ser feito na parte interna do peixe. Prepare um caldo com limão ou vinho branco, azeite, cheiro verde, alho triturado, noz-moscada e sal e espalhe por todo inteiros do pescado e deixe descansado por 30 minutos antes de colocar na grelha, forno ou churrasqueira.

 

Lembre-se peixe bom não tem “cheiro de peixe”. Caso o pescado esteja com algum odor é porque a peça não está boa para o consumo.
Depois de aprender como temperar peixe, confira dicas de como temperar a carne para um bom churrasco.