Festival de Gastronomia de Santarém 
TURISMO GASTRONÔMICO

O mais antigo evento gastronômico de Portugal

A 80 quilômetros de Lisboa, situada na província do Ribatejo, está Santarém. Cidade com pouco mais de 29 mil habitantes mas com uma importância enorme para o país: casa do maior e mais antigo evento gastronômico de Portugal, o Festival de Gastronomia de Santarém. O evento, que acontece desde 1981, celebra Portugal à mesa, com o melhor da tradição gastronômica nacional.

Durante dez dias de feira os visitantes são convidados a descobrir especialidades de norte a sul do país e das ilhas dos Açores e da Madeira através de restaurantes, doçarias e “tasquinhas” com produtos regionais e vinhos. Além de acompanharem palestras e bate papo com profissionais da área de gastronomia.

“A Gastronomia, como é carinhosamente reconhecido o nosso festival, o maior e mais antigo do país, enaltece o patrimônio gastronômico português. Queremos que, ano após ano, os nossos visitantes sejam conquistados e surpreendidos, além do sabor, pelos aromas, texturas e apresentação”, explica Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém.

38º Festival de Gastronomia de Santarém 

A edição 2018 teve início no dia 26 de outubro e, a convite do Viver Santarém e Essência do Vinho, o Cozinhar, Comer e Beber esteve no lançamento oficial do evento -que acontece até dia 04 de novembro.

Este ano o Azeite é o tema da feira e durante os 10 dias uma programação especial voltada ao assunto será exibida aos visitantes. Marcam presença os municípios produtores de azeite de Mirandela, Moura, Marvão e Castelo Branco e ainda a Região dos Açores. Completa a agenda de atividades cozinha show, conversas sobre vinho e provas harmonizadas.

Para apreciar a culinária nacional, 12 restaurantes oferecem receitas tradicionais das regiões do Porto -Académico (Bragança), Tentações da Montanha (Boticas), Torres (Vila Verde), O Costa (Vila Real) e Casa Caetano (Arouca); Centro – Estelas (Peniche), Temudus Restaurantes (Coimbra) e O Flôr (Gouveia); Alentejo -O Lampião (Évora); Algarve -Tasca Rasca (Faro); Açores -José do Rego; e Madeira -Do Dia Prá Noite. Além de estandes com queijos, embutidos, pães e muitos outros petiscos típicos. E, como não poderia faltar, doces!

A alta gastronomia também está presente no Festival através do Banquete, uma série de jantares preparados por chefes de renome na Cena Gastronômica Nacional e Internacional. Três Estrela Michelin, Vítor Matos, Tiago Bonito, Joachim Koerper, e o chefe revelação ribatejano Rodrigo Castelo irão apresentar as suas criações em jantares informais, mas cheios de criatividade. A ação acontece às sextas e aos sábados e tem custo de 50€ por pessoa com bebidas incluídas. É necessário fazer reserva antecipada (www.festivalnacionaldegastronomia.pt/o-banquete).

38º Festival de Gastronomia de Santarém
Local: Casa do Campino – Santarém
Datas: de 26 de outubro a 4 de novembro
Horário: das 13h às 2h
Valor: A entrada no evento é livre até às 17h dos dias 29, 30 e 31 de outubro e 2 de novembro, e nos restantes dias e horários tem um custo de 2 € que permite o acesso a todas as áreas e atividades do festival, com a exceção dos banquetes
Informações: www.festivalnacionaldegastronomia.pt