TURISMO GASTRONÔMICO

Participamos da Vindima da Góes e adoramos!

A vindima é a época entre a colheita das uvas e a produção do vinho. A Vinícola Góes, em São Roque (SP), abre suas portas para que todos possam participar desse momento tão importante. E nós, a convite da vinícola, tivemos o prazer de acompanhar de perto essa festa.

A recepção foi feita por Luciano Lopreto, diretor da empresa, muito simpático e brincalhão contou um pouco sobre a história da empresa e explicou o que é a vindima. Em seguida, alguns caminhõezinhos nos levaram até os vinhedos onde o enólogo Fábio Góes estava a nossa espera. Ali, Fábio falou sobre as uvas plantadas e também como seria feita a colheita. Recebemos uma tesoura, uma cestinha e um chapéu para irmos colher as uvas. As frutas eram colocadas em um grande caminhão que seguiria para a vinificação. Em seguida visitamos o centro de produção, onde pudemos ver como a uva vira vinho!

Seguimos para a parte mais esperada do passeio: a pisa da uva! Ao som de música típica portuguesa e italiana, pudemos fazer igual antigamente, entrar em um lagar e pisar nas uvas. Isso é feito para que as peles se soltem do bagaço e liberem o suco. Dizem que essa é a forma mais delicada e eficiente para produzir o suco que virará vinho. Mas no dias de hoje, com a tecnologia, há máquinas que fazem o mesmo processo. De maneira mecânica mas tão delicado quando o método tradicional.

A vindima da Vinícola Goés é um passeio completa para toda a família!

A sensação de pisar na uva é muito bacana e diferente. É possivel sentir a uva e o momento em que o suco se separa da casca. Brindamos o momento com Grape Cool, uma bebida elaborada com vinho tinto, suco de uva e água gaseificada, tirada diretamente do barril.

Depois de tanta diversão, um almoço maravilhoso foi servido. Ao estilo buffet e com repetição livre. Entre as opções, bolinho de bacalhau, pasteizinhos, lasanha de alcachofra (ingrediente típico da região), bacalhau. E, claro, muito vinho Góes!

O diferencial deste ano para os anteriores foi a criação de um espaço para que as pessoas possam permanecer na vinícola ao fim do almoço. Uma tenda montada na grama, como espaço kids, gelateria com sorvetes elaborados com uva própria, wine bar e diversas cangas para poder ficar à vontade curtindo o dia e ouvindo música ao vivo. A cada 30 minutos um ônibus estava disponível para levar os participantes à sede, onde fica o estacionamento.

Todos os participantes receberam um voucher para voltar à vinícola entes os meses de outubro e novembro para ir buscar o vinho produzido nesse dia. Um vinho licoroso doce de 500 ml. Além do vinho, também foi entregue como brinde uma taça e um porta retrato com uma foto que tiramos logo na chegada.

Além de ser uma festa linda e muito divertida, a organização impressiona. Muitos funcionários, todos muito atenciosos e prontos para ajudar no que fosse preciso. Um passeio que super recomendamos, que vale cada centavo investido.

A vindima da Vinícola Góes acontece até o dia 17 de fevereiro, aos sábados e domingos. Caso você não consiga participar da edição 2019, já anota na agenda para ir em 2020. O evento repete-se anualmente, sempre entre janeiro e fevereiro.