TURISMO GASTRONÔMICO

São Roque celebra o Dia do Vinho

Com toda a sua complexidade, o vinho tem uma data só dele, primeiro domingo de junho, mas que é comemorada durante 17 dias. A região de São Roque, conhecida como a Terra do Vinho no interior de São Paulo, terá uma programação especial em homenagem ao Dia do Vinho.

A ação é resultado da parceria do Sindusvinho (Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque), o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e Roteiro do Vinho (Associação de Estabelecimentos na Estrada do Vinho), e acontece entre os dias 18 de maio e 03 de junho com o objetivo de valorizar o turismo da região, principalmente com a chegada dos dias mais frios.

Ao todo, 30 estabelecimentos do Roteiro do Vinho oferecerão ações especiais durante as semanas comemorativas. que vão desde visitas aos parreirais à degustação de vinhos, descontos expressivos de até 50% em produtos e atividades diversas e venda de itens casados compre dois leve quatro.

Conchiglia Quatro Queijos do restaurante Tia Lia

Entre os participantes está o restaurante Tia Lina que, durante o período, oferecerá um prato especial que serve duas pessoas:  a tradicional Conchiglia Quatro Queijos, massa recheada de muçarela, provolone, parmesão e requeijão ao molho de tomate caseiro coberto com molho branco e gratinado. Todos os clientes que optarem pelo prato, irão ganhar uma taça de vinho da casa.

A principal finalidade da ação é consagrar o Dia do Vinho no calendário nacional, já que o produto ganhou força no mercado e nas mesas dos brasileiros nos últimos anos. “Sem dúvida, as ações ajudam não só na divulgação da nossa região como referência em vinhos, mas também no consumo entre os turistas”, ressalta Fernando Leite, presidente do Sindusvinho. “Será um prazer integrar o turista ainda mais no mundo do vinho”, ressalta Túlio Patto, presidente do Roteiro do Vinho.

Roteiro do Vinho

Com a imigração de italianos e portugueses e a instalação de suas adegas, São Roque foi transformada em uma referência na produção de vinhos. A cidade conta com vinícolas que recebem turistas de todo o Brasil para conferirem de perto as propriedades, o cultivo e a fabricação da bebida, além dos restaurantes referência em enogastronomia.