DICAS DE CULINÁRIA

Você sabe como fritar um ovo?

Não sabe nem fritar um ovo. Essa frase tornou-se comum para indicar pessoas que não sabem cozinhar. Mas essa é uma premissa muito injusta, pois deixá-lo no ponto certo é uma das práticas mais delicadas da cozinha.

O ovo frito perfeito tem a clara branquinha, bem passada, sem ter as bordinhas queimadas e sem bolhas. Já a gema precisa ter uma película fina que permita ainda ver o amarelo intenso com a parte interna mole, mesmo que a preferência seja de gema mole, de forma alguma, ela pode ressecar e/ou esfarelar.

Para conseguir um bom ovo frito você deve tirá-lo da geladeira 15 minutos antes de utilizá-lo, assim o não há um choque térmico violento -com isso o ovo não se deforma e fica mais fácil de manuseá-lo. Antes de jogá-lo na frigideira, quebre o ovo em uma vasilha, assim você pode ver se ele está bom para uso.

Sempre inicie o preparo com a gordura fria, pois quente pode encher o ovo de bolhas (além de ser perigoso espirrar gordura para fora da panela). Se você for usar manteiga, deixe que ela derreta primeiro, espere esfriar e aí sim coloque o ovo. Para o ovo ficar redondinho, basta fritá-lo dentro de um aro ou de uma rodela de cebola.

A potência do fogo também interfere diretamente no resultado final: fogo alto deixa a clara crocante e a gema mole e o fogo baixo faz com que a fritura seja mais uniforme. Como a gema e a clara têm tempos diferentes de preparo, uma forma de fazer é separar uma da outra e primeiro fritar a clara e depois acrescentar a gema. Uma dica é usar a gordura que está na panela para regar a gema, e com isso ir controlando sua consistência, enquanto a clara cozinha por baixo. Tempere o ovo na hora de servir, para não sujar a clara enquanto cozinha.

Fritar ovo sem óleo

Para diminuir o consumo de gordura no dia-a-dia, fritar o ovo sem óleo é uma ótima opção. Para isso, você precisa de uma frigideira antiaderente muito bem aquecida. Coloque o ovo e uma colher de sopa de agua. Tampe e deixe cozinhar.