DICAS DE CULINÁRIA

Salão do Panetone apresenta novidades para 2018

Faltando três meses para o Natal, a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) realizou o 1º Salão do Panetone. O evento aconteceu em São Paulo, no último dia 18/09, e reuniu algumas das maiores empresas do setor. O Cozinhar, Comer e Beber esteve presente e pode conferir em primeira mão as novidades para a celebração de 2018.

A edição contou com a participação da Arcor, Florio, Nestlé, Ofner, Panco, Parati, Romanato, Santa Edwiges, Siena Alimentos e Village que apresentaram os principais lançamentos que estarão nos pontos de venda nacionais e o que há de mais novo em sabor, cobertura, textura e embalagens. A confeiteira Beca Milano, do reality show Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil, do SBT, ministrou um cooking show ensinando aos presentes Naked de Panetone (receita completa no final da página).

Novidades de Panetone para o Natal 2018

Foi-se o tempo que panetone era só de frutas cristalizadas. As empresas estão apostando em novidades cada vez mais elaboradas e saborosas para conquistar os consumidores. Para o Natal 2018, o panetone ganha status de sobremesa.

Diversas marcas apresentam uma linha com mais cremosos e feitos para serem consumidos quentinhos e acompanhados por uma bola de sorvete. A Nestlé traz o Alpino e Moça Doce de leite (preço médio sugerido: R$ 28,50); a Arcor apresenta o Petit Gateau; a Santa Edwiges oferece o Trufado, com gotas de chocolate; Doce de Leite com gotas de chocolate; e Brigadeiro com granulado na massa; e a Ofner o lindo Red Velvet, preparado com massa de fermentação natural em cor vermelha e recheado com cream cheese, e o Speziale recheado com frutas
cristalizadas e uvas passas (fotos).

Consumidores com algum tipo de restrição alimentar ou dieta especial também encontra opções. A Panco lança a linha Integral, com massa macia e fonte de fibras, nos sabores Frutas Cristalizadas, Gotas de Chocolate, Trufado e Brigadeiro. A Santa Edwiges apresenta a Linha Zero Adição de Açúcar, com uma receita exclusiva, adoçada com sucralose, frutas e uvas passas selecionadas e desidratadas e com gotas de chocolate com zero açúcar.

A Village oferece Panettone Integral recheado de passas e damasco, preparado com farinha integral; e também uma versão com zero adição de açúcar. O Village Light Frutas tem 26% de redução de calorias e alto teor de fibras e sem lactose.

Consumo de Panetone no Brasil

Além das novidades, a ABIMAPI também apresentou dados da pesquisa sobre hábitos de consumo do produto, realizada pela consultoria Kantar WorldPanel. De acordo com o estudo, mais de 29 milhões de famílias consumiram panetone entre novembro de 2017 e janeiro deste ano, o que representa 53% dos lares brasileiros. Em faturamento, a categoria movimentou R$600 milhões no período.

O estudo analisou sete macrorregiões segmentadas: a Grande São Paulo é responsável pelo maior consumo deste alimento no Brasil (22%) – cerca de 8,4 mil toneladas. Em seguida aparecem Norte e Nordeste (18%), Sul (16%), Interior de São Paulo (15%), Leste e interior do Rio de Janeiro (13%), Grande Rio de Janeiro (9%) e, por fim, Centro-Oeste (8%). A pesquisa também apontou que o volume de panetones se concentra em lares com compradores mais maduros (mais de 40 anos), famílias pequenas (uma ou duas pessoas) e de classes altas (A e B).

Receita Naked de Panetone por Beka Milano