DICAS DE CULINÁRIA

Como escolher o azeite de melhor qualidade

Com história de cultivo milenar e um ingrediente indispensável na boa gastronomia, o Azeite de Oliva sempre esteve presente nas mesas de todo o mundo. Mesmo que ingrediente primordial, o brasileiro nem sempre sabe escolher o azeite de melhor qualidade. Muitas vezes por não acreditar que haja diferença entre um produto e outro.

Associado à alimentação saudável, o azeite passou a despertar interesse em pessoas que buscam uma qualidade de vida melhor. Principal item da culinária do mediterrâneo, considerada uma das mais saudáveis do planeta, o azeite possui grande valor nutricional. O ingrediente é utilizado como substituto de gorduras (como manteiga e margarina) e óleos menos nobres. O que traz grandes benefícios à saúde.

Como azeite é feito

Assim como o café e o vinho, a qualidade do azeite depende do cuidado de toda a produção, desde o cultivo até a finalização. Jamais terá um sabor único, uma vez que cada tipo de azeitona produzirá um azeite diferente, podendo ser mais ou menos amargo, adocicado, picante, suave e etc.

O azeite é uma gordura obtida a partir do fruto da oliveira. A qualidade provém de um fruto fresco, em boas condições e que suas propriedades químicas não tenham sido alteradas. Produto 100% feito de azeitona, sem mistura de outros óleos.

Como escolher o azeite

Para escolher um bom azeite devemos ter em mente que, diferente dos vinhos, os azeites quanto mais novo melhor. A cor, se mais amarela, esverdeado ou brilhante, não serve de referência para a qualidade.

Na hora da compra, dê preferência às garrafas de vidro e quanto mais escuras melhor, por evitam a entrada de ar e luz, que podem alterar aroma e odo. Observe se a produção e o engarrafamento são feitos pela mesma empresa. Óleos de qualidade são produzidos e engarrafados na mesma propriedade. Por último, e mais importante, conhecer as diferenças entre os tipos disponíveis.

Diferença entre os tipos de azeite

Azeite Extra virgem – acidez inferior a 0,8%. São produtos de alta qualidade gastronômica e no dia a dia são utilizados para finalização de pratos ou saladas. Geralmente apresentam três aspectos bem marcantes: frutado, amargo e picante.

Azeite Virgem – grau de acidez inferior a 2%. Possui os mesmos nutrientes que o extra virgem só que em menor escala. Na gastronomia são indicados geralmente para métodos de cocção, ou seja, frituras, refogados e assados.

Azeite – corresponde a gordura purificada artificialmente por refinação, devido a azeitona defeituosa ou tecnologia usada. A esta gordura adiciona-se azeite virgem para apresentar algum sabor.

Importante notar que a acidez não será a acidez que conhecemos, não influenciará no sabor (ser mais ou menos ácido). Essa acidez é uma medida química para identificar o quanto essa oliva sofreou exposição ao oxigênio (o quanto já oxidou, envelhecimento). Quanto menos contato com oxigênio, melhor.