Paulistânia X
BEBIDAS

Paulistânia lança cerveja com fabricação igual ao espumante

A Cerveja Paulistânia chega aos dez anos E para marcar a data, a cervejaria lançou um rótulo comemorativo: a Paulistânia X. Uma cerveja do estilo Barley Wine, encorpada e maltada, com adição de pimenta rosa e 10% de álcool. O rótulo traz o número dez em algarismo romano, que remete aos dez anos da marca e também faz uma homenagem à Ponte Octávio Frias de Oliveira, a famosa Ponte Estaiada, de São Paulo

A edição especial é apresentada em duas versões Barley Wine e Brut Barley Wine, cujo processo de fabricação é similar ao de um espumante. Nós tivemos a oportunidade de ver de perto como essa cerveja tão diferente é produzida. A convite da Paulistânia estivemos na Góes, em São Roque, vinícola parceira que ajudou na elaboração da cerveja.

Após o processo normal de produção da cerveja, a bebida passa por uma segunda fermentação através do método Charmat. Todo o líquido e colocado em um tanque pressurizado onde é adicionado leveduras para que ocorra a segunda fermentação. Ao término, a bebida é engarrafada e fechada com rolha.

Paulistânia X
Paulistânia X foi produzida com o mesmo método dos espumantes (Crédito: Cozinhar, Comer e Beber)

Esse processo é o mesmo que (alguns) espumantes são submetidos. E assim como no vinho, a cerveja ganha complexidade aromáticas, intensidade de sabor e ainda bolhas, ou perlage. A produção levou mais de 90 dias, sendo 60 deles dentro da vinícola, e resultou em um lote super limitado de mil garrafas de 750ml. Cada uma tem o valor sugerido de R$ 8o Já a Barley Wine em garrafa de 500ml possui preço sugerido de R$25.

A Paulistânia X Brut Barley Wine é uma cerveja realmente única. Apresenta um sabor mais rústico, com notas bem marcadas da pimenta rosa, mesclado à elegância do perlage fino e constante. Vale a pena provar!

Além da Paulistânia X, a marca lançou recentemente a Trem das Onze, uma American Pale Ale (APA) com adição de 11 lúpulos. Conheça mais aqui.