BEBIDAS

Harmonização de pizza com vinho/cerveja

No dia 10 de julho é celebrado o Dia da Pizza. E para muitos, o acompanhamento ideal para esse prato é uma bela taça de vinho, para outros, uma cervejinha gelada é o ideal. A sommelière da Evino, Lana Ruff, é uma das adeptas da combinação vinho + pizza. Já para o diretor da cervejaria Berggren, Lucas Berggren, é possível fazer deliciosas combinações de pizza com a bebida. Os dois profissionais listaram algumas sugestões para ajudar quem costuma ter dúvidas na hora de harmonizar.

Confira dicas de harmonização de pizza e vinho

Pizza de queijo brie com presunto de parma: Maison Castel Classics Rose D’Anjou AOC 2016. Rosé d’Anjou é um clássico do Vale do Loire, de onde saem vinhos frescos e bem frutados. Os rosés dessa região são delicados e saborosos e pedem uma harmonização refinada com o mesmo equilíbrio de sutileza na textura (como a do queijo brie) e de presença de sabor (como a do prosciutto).

Pizza de quatro queijos: Langevin Chardonnay 2016. Essa é uma pizza cheia de sabores e de texturas e por isso mesmo um tanto difícil de harmonizar. A sugestão é um Chardonnay “low-profile”, ou seja, sem grandes pretensões aromáticas. O Langevin é uma expressão discreta e elegante dessa uva, mas com corpo e estrutura suficientes pra aguentar uma pizza como a de quatro queijos.

Pizza de cogumelos: Domaine de La Motte Pinot Noir 2016. De textura macia, saborosa, aromática e terrosa. Essa descrição poderia ser dedicada ao recheio de cogumelos de uma pizza ou à uva Pinot Noir quando vinificada pelos franceses. A propósito, uma dica bem básica e certeira pra conseguir uma harmonização bem sucedida é tentar descrever o vinho e o prato com os mesmos adjetivos.

Pizza de linguiça de javali (ou calabresa): 8 Vites Miliasso Piemonte DOC Rosso 2014. Elaborado a partir de oito uvas viníferas diferentes, o rótulo 8 Vites é um clássico italiano. O que isso quer dizer? Ele tem acidez presente (ótima para compensar as gorduras da carne de porco), taninos macios, aromas e sabores de frutas frescas como cereja e, sobretudo, harmoniza com pizzas tradicionais italianas – como de linguiça de javali ou a queridinha calabresa.

Confira dicas de harmonização de pizza e cerveja

Pizza de mussarela: O sabor mais pedido pede cervejas leves que vão refrescar o paladar, sem contrastar o queijo com a cerveja. Cervejas estilo Pilsen costumam ser leves, equilibradas e refrescantes, ideal para esse tipo de pizza.

Pizza quatro queijos: Cervejas estilo Strong Ale possui sabor intenso, maltado e licoroso. Tem aroma complexo, corpo denso, amargor acentuado e agradável provenientes da utilização de lúpulos especiais, o que é ótimo para harmonizar com essa mistura de queijos mais leves e fortes. Tem ótimo drinkability.

Pizza de frango com catupiry: Cervejas com boa base de malte vão muito bem com esse sabor. A Weiss, que além de malte de cevada, possui malte de trigo na composição, é um estilo que harmoniza muito bem.

Pizza peperoni: E já que entramos no papo de pizzas mais fortes, nada como contrastar o leve apimentado do peperoni com uma das receitas das tradicionais cervejas Bock da Alemanha. Além disso, combinam muito bem com o inverno.

Pizza de chocolate com morango: Para quem nunca harmonizou doce com cerveja, essa é uma oportunidade. As notas de torrefação da Stout, por exemplo, complementam o sabor do chocolate com o morango. Geralmente esse estilo de cerveja possui maltes tostados e aroma de caramelo, café e chocolate. Além disso, a cerveja tem espuma densa, é encorpada, seca e cremosa.

 

LEIA TAMBÉM

Dicas e receita para incluir a pizza na dieta