BARES E RESTAURANTES

Restaurante no Roteiro do Vinho celebra a Pisa da Uva

Antigamente, a produção de vinho era feita a partir do esmagamento das uvas com os pés. Algumas poucas vinícolas, principalmente na região do Douro, em Portugal, ainda utilizam essa técnica da Pisa da Uva. Hoje, esse processo evoluiu e as prensas mecânicas deram lugar aos calcanhares humanos.

A Quinta do Olivardo, como uma típica casa portuguesa resgata essa antiga tradição no preparo de seus vinhos e sucos de uva. Localizado no Roteiro do Vinho, em São Roque, a 60 km de São Paulo, o restaurante cultiva e colhe suas próprias uvas. São mais de oito mil pés de do tipo Lorena e Niágaras branca, rosada e violeta –que resultam em cerca de 25 mil litros por ano.

No mês de janeiro, essas uvas já estão prontas para serem colhidas e darem início à produção das bebidas. Para celebrar esse momento, é realizada a Pisa da Uva do Lagar. Um evento que resgata as origens do vinho e despertam sensações que ficam marcadas na memória de quem participa.

Pisa da Uva

A Pisa da Uva é aberta ao público em geral. Para participar, basta adquirir previamente um convite para o dia desejado (neste ano de 2018, as datas são 13, 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro). Logo na entrada, os visitantes recebem um chapéu de palha, uma cesta de vime e uma tesoura. Assim como os antigos colonos, percorrem as videiras para realizar a colheita e, é claro, provar os frutos.

Após a colheita, as frutas são colocadas no lagar (espécie de tanque) para que sejam maceradas. Nesse momento, os participantes são convidados a pisar nas frutas. Essa técnica garante que a casca se rompa liberando a polpa e conservando os caroços intactos. Isso faz com que não haja interferência no sabor do mosto, conferindo qualidade à bebida.

Após a pisa, um almoço especial é servido aos participantes. O menu inclui entrada, prato principal e sobremesa. Para começar, o tradicional Bolinho de Bacalhau e Salada Verde. O prato principal pode ser escolhido entre duas opções: a Espetada Madeirense (pedaços de contrafilé, temperados com alho, sal e especiarias, espetado em cabo de louro e assado na brasa) e o Bacalhau à Moda da Casa (posta do peixe grelhada na chapa acompanhada por batata frita, brócolis, couve, ovo cozido, pimentão e azeitonas).

Para fechar a experiência com chave de ouro, Pastel de Belém. Produzido em uma pequena fábrica instalada na casa, a iguaria portuguesa, cremosa por dentro e crocante por fora, é servida quentinho, recém saída do forno.

Durante o almoço, o público poderá degustar suco de uva e vinho produzidos pela casa. Um grupo folclórico português anima a tarde, relembrando os principais clássicos que agitavam a pisa no século passado. E ao final do dia, cada participante receberá uma caneca personalizada do evento.

A Colheita da Uva também será celebrada na Vinícola Góes, em São Roque, e na Casa Valduga, na Roteiro dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. A Góes oferece uma festa com almoço português, música típica e atividades de colheita e pisa. Já a Casa Valduga abrirá as portas de seu complexo enoturístico para que o visitante passe de duas a três noites imerso na produção da bebida.

Serviço: Pisa da Uva na Quinta do Olivardo

Dias:  13, 20 e 27 de janeiro e 3 de fevereiro
Horário: das 10h30 às 16h30
Endereço: km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
Valor: R$ 220,00, incluindo o almoço
Crianças até 8 anos não pagam. Até 12 anos, pagam meia.